Software de aluna de Design ajuda a desenvolver habilidades de autistas
Um trabalho apresentado pela aluna Alice Neves Gomes para conclusão de curso de graduação em Design, da Universidade Federal do Amazonas, vai ajudar a desenvolver a capacidade intelectual de crianças com Transtorno do Espectro Autista. Trata-se do dispositivo para notebooks e tablets “Lina Educa”.
Trabalhando a percepção, a generalização e organização das atividades educacionais e da rotina em família, o software faz com que o autista visualize sua agenda de atividades diárias e da semana e, estabeleça, por si só, uma rotina do que deve fazer. Um exemplo: a criança verificou na agenda que é a hora de escovar os dentes. O software mostra a ela, por meio de fotos - inseridas pela família - ou por ilustrações, como ela deve desenvolver essa atividade. Depois disso, ela fará um teste no software e passará para a próxima atividade da rotina, que pode ser ir ao terapeuta ou ir à casa da avó.
Além de auxiliar o autista, o dispositivo também é bastante útil aos terapeutas, profissionais da educação especial e familiares, que lidam com avaliações e tratamentos frequentemente.
Segundo a professora do curso de Design, Claudete Barbosa Ruschival, orientadora da aluna, o software foi baseado nos critérios de usabilidade, interação e limitações de crianças autistas, com emissão de um relatório mensal de todas as atividades desenvolvidas pela criança que servirá para os pais, educadores e para o acompanhamento terapêutico.
“Se não determinarmos uma rotina diária para a criança autista, ela não consegue se organizar”, afirma ela.
Acesso ao público
A partir de janeiro, o software vai estar disponível ao publico, na internet. Com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa, por meio do Programa Estadual de Atenção à Pessoa com Deficiência – Viver Melhor, a iniciativa recebeu financiamento para que pudesse ser viabilizado.
“Em 2006 o trabalho foi pensando e eu procurei a professora Claudete para que pudéssemos trabalhar nesse, que é um Espectro que atinge muitas pessoas e que precisam ter uma melhor qualidade de vida”, disse.
Sobre o autismo
O autismo é uma disfunção global do desenvolvimento. É uma alteração que afeta a capacidade decomunicação do indivíduo, de socialização (estabelecerrelacionamentos) e de comportamento (responder apropriadamente ao ambiente — segundo as normas que regulam essas respostas). Esta desordem faz parte de um grupo de síndromes chamado transtorno global do desenvolvimento (TGD), também conhecido comotranstorno invasivo do desenvolvimento (TID).