“SOMOS DIFERENTES, MAS NÃO QUEREMOS SER TRANSFORMADOS EM DESIGUAIS. AS NOSSAS VIDAS SÓ PRECISAM SER ACRESCIDAS DE RECURSOS ESPECIAIS".

(PEÇA DE TEATRO: VOZES DA CONSCIÊNCIA,BH)

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

SOFTWARE: DESENVOLVER HABILIDADES DE AUTISTAS

Software de aluna de Design ajuda a desenvolver habilidades de autistas

Um trabalho apresentado pela aluna Alice Neves Gomes para conclusão de curso de graduação em Design, da Universidade Federal do Amazonas, vai ajudar a desenvolver a capacidade intelectual de crianças com Transtorno do Espectro Autista. Trata-se do dispositivo para notebooks e tablets “Lina Educa”.
Trabalhando a percepção, a generalização e organização das atividades educacionais e da rotina em família, o software faz com que o autista visualize sua agenda de atividades diárias e da semana e, estabeleça, por si só, uma rotina do que deve fazer. Um exemplo: a criança verificou na agenda que é a hora de escovar os dentes. O software mostra a ela, por meio de fotos - inseridas pela família - ou por ilustrações, como ela deve desenvolver essa atividade. Depois disso, ela fará um teste no software e passará para a próxima atividade da rotina, que pode ser ir ao terapeuta ou ir à casa da avó.
Além de auxiliar o autista, o dispositivo também é bastante útil aos terapeutas, profissionais da educação especial e familiares, que lidam com avaliações e tratamentos frequentemente.
Segundo a professora do curso de Design, Claudete Barbosa Ruschival, orientadora da aluna, o software foi baseado nos critérios de usabilidade, interação e limitações de crianças autistas, com emissão de um relatório mensal de todas as atividades desenvolvidas pela criança que servirá para os pais, educadores e para o acompanhamento terapêutico.
“Se não determinarmos uma rotina diária para a criança autista, ela não consegue se organizar”, afirma ela.
Acesso ao público
A partir de janeiro, o software vai estar disponível ao publico, na internet. Com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa, por meio do Programa Estadual de Atenção à Pessoa com Deficiência – Viver Melhor, a iniciativa recebeu financiamento para que pudesse ser viabilizado.
“Em 2006 o trabalho foi pensando e eu procurei a professora Claudete para que pudéssemos trabalhar nesse, que é um Espectro que atinge muitas pessoas e que precisam ter uma melhor qualidade de vida”, disse.  
Sobre o autismo
O autismo é uma disfunção global do desenvolvimento. É uma alteração que afeta a capacidade decomunicação do indivíduo, de socialização (estabelecerrelacionamentos) e de comportamento (responder apropriadamente ao ambiente — segundo as normas que regulam essas respostas). Esta desordem faz parte de um grupo de síndromes chamado transtorno global do desenvolvimento (TGD), também conhecido comotranstorno invasivo do desenvolvimento (TID). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário