“SOMOS DIFERENTES, MAS NÃO QUEREMOS SER TRANSFORMADOS EM DESIGUAIS. AS NOSSAS VIDAS SÓ PRECISAM SER ACRESCIDAS DE RECURSOS ESPECIAIS".

(PEÇA DE TEATRO: VOZES DA CONSCIÊNCIA,BH)

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

APRESENTAÇÃO





O CENTRO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PESTALOZZI DA BAHIA  está situado na Avenida Ademar de Barros, s/nº. Ondina - Cep.40.170-110, na cidade de Salvador-BA. Esta instituição era denominada   INSTITUTO PESTALOZZI DA BAHIAescola de educação especial, criada em 27 de maio de 1954, através do Decreto nº 15.660.

    Foi alterada para modalidade de Escola Especial para Centro de Atendimento Educacional Especializado em 22 de maio de 2009, com a Portaria Estadual nº 10.022/09, publicada no Diário Oficial  do Estado, denominando-se como CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PESTALOZZI DA BAHIA e, posteriormente, retificado para  CENTRO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PESTALOZZI DA BAHIA (CAEEPB), através do Diário Oficial de 21 de abril de 2010.

   O CAEE PESTALOZZI DA BAHIA integra a Rede Pública de Educação Básica do Estado da Bahia e destina-se a prestar atendimento educacional especializado aos alunos com transtornos globais do desenvolvimento – TGD, com idade a partir dos 02 anos de idade. Funciona nos turnos: matutino e vespertino, com proposta de oferecer um conjunto de serviços e recursos especializados, para complementar o processo educacional dos alunos com necessidades educacionais especiais de forma não substitutiva,mas articulada e intercessiva com os diferentes níveis, etapas e modalidades de educação.

     A missão do Centro Educacional Especializado é de promover a inclusão sócio-educacional dos alunos, buscando a garantia do direito de acesso e permanência dos alunos na escola comum, mediando às ações educacionais e sociais, de forma que respeitem os limites e possibilidades individuais e coletivas, traduzidas na valorização da pessoa humana e exercício da cidadania.

     O Centro Educacional Especializado tem como finalidade:

- Prestar atendimento educacional especializado aos alunos com transtornos globais do desenvolvimento - TGD;
-  Formação continuada para os professores do CAEEPB, professores da rede estadual, municipal (preferencialmente) e privada;
-  Acompanhar e instrumentalizar os profissionais que atuam nas salas de recursos multifuncionais;
- Conhecer e difundir as pesquisas acadêmicas na área de TGD ;
-  Produção e adaptação  de materiais – produção de recursos, metodologias, estratégias que contribuam nas práticas metodológicas educacionais dos alunos com transtornos globais do desenvolvimento - TGD.

8 comentários:

  1. Edmeire, companheira!

    Excelente a sua iniciativa de criar este espaço. É sem dúvida, um canal de comunicação e divulgação da nossa instituição de fundamental importância, considerando que o contexto atual é conhecido como a era da comunicação. Os nossos profissionais do núcleo de Comunicação e Informação já tinham se comprometido em criar. Porém, encontraram as dificuldades... Mas, não importa, o que interessa é que o nosso blog é realidade. Entretanto, é necessário que possamos alimentar-lo com mais informações da instituição: Histórico, síntese do projeto político pedagógico, público atendido, ações exitosas com ilustrações de fotos, parceiros e colaboradores, eventos de cunho cultural e social a exemplo da nossa homenagem aos professores e funcionários e a participação dos nossos alunos no evento do Col. Anchieta na última sexta-feira (23/10/09)., etc. Criar links para Artigos e Textos, Poemas, Mensagens e Eventos.
    Também, faz necessário realizar uma campanha de divulgação interna com nossos alunos, familiares, professores, funcionários e a comunidade em geral, estimulando todas/os a conhecer e participar com: comentários, críticas, sugestões, artigos, poemas, mensagens e etc.
    Vamos sonhar com o nosso portal!!! Em breve teremos.
    Parabéns!
    “Não estamos perdidos. Pelo contrário, venceremos. Se tivermos a coragem de aprender/desaprender sempre!”. Seguirei em frente, firme e confiante, buscando novos horizontes!”
    (Rosa de Luxemburgo).

    Saudações a todas/os.
    Jailza Rosa

    ResponderExcluir
  2. Tenho certeza que essa iniciativa será um incentivo ao núcleo de Comunicação e Informação.Postei mais uma página com arquivos cedidos por você na minha chegada. Concordo que se faz necessário a divulgação do nosso blog e precisamos mesmo contar com o núcleo para as postagens.Parabéns pela gestão do incentivo!
    Edmeire Costa

    ResponderExcluir
  3. olá, muito legal a iniciativa da criação do blog, o CAEE Pestalozzi da Bahia estava precisando, para que o trabalho oferecido por ele chegue a mais pessoas e mais pessoas cheguem a ele e para que possamos interagir também virtualmente nessa era em que a tecnológica se faz tão presente em nossas vidas. Divulgarei esse espaço para muitas outras pessoas pois me sinto muito feliz fazendo parte do CAEE Pestalozzi da Bahia.
    Parabéns.
    Jenusia Lima

    ResponderExcluir
  4. Sou Presidente da Pestalozzi de Mauriti no sul do Ceará.
    Trabalhamos só com escola, mas com a resolução de 04 de outubro de 2009, que institui os Centro de Atendimento Educacional Especializado, estamos no planejamento para o ano de 2011, funcionar como centro. Gostaria de receber sugestões de pessopas que já são envolvidas com este tipo de trabalho. Meu email é msmontoril2@hotmail.com. Espero receber vários email. Saudações Pestalozzianas

    ResponderExcluir
  5. Olá a todos!!!
    Fico muito feliz de poder estar com meu filho participando ativamente em prol da melhor qualidade de vida dele, que consequentemente um ganho de todos nós.
    Obrigada CAEE Pestalozzi da Bahia por essa oportunidade.
    Abraços Katinha (Mamãe do mascotinho Marquinhos).

    ResponderExcluir
  6. Boa noite eu queria dizer que essa escola a minha filha entrou aí 2013 antigamente era boa sim nas do ano de 2015 e esse ano 2016 a instituição está péssima precisa melhorar tanto na área do professores parece que não sabe lidar e outra as funcionárias do portão da frente elas estao aí para trabalhar e não fuxicar e falando como tem que fazer com seu filho essas duas que ficam no portão elas tem que se por no lugar delas é do trabalho e não na família dos alunos aí o caso ae mães com seus filhos

    ResponderExcluir
  7. Boa noite eu queria dizer que essa escola a minha filha entrou aí 2013 antigamente era boa sim nas do ano de 2015 e esse ano 2016 a instituição está péssima precisa melhorar tanto na área do professores parece que não sabe lidar e outra as funcionárias do portão da frente elas estao aí para trabalhar e não fuxicar e falando como tem que fazer com seu filho essas duas que ficam no portão elas tem que se por no lugar delas é do trabalho e não na família dos alunos aí o caso ae mães com seus filhos

    ResponderExcluir
  8. Gostaria muito de conseguir uma vaga para meu anjo azul

    ResponderExcluir