“SOMOS DIFERENTES, MAS NÃO QUEREMOS SER TRANSFORMADOS EM DESIGUAIS. AS NOSSAS VIDAS SÓ PRECISAM SER ACRESCIDAS DE RECURSOS ESPECIAIS".

(PEÇA DE TEATRO: VOZES DA CONSCIÊNCIA,BH)

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL PEDAGÓGICA

         

 SERVIÇOS OFERECIDOS NO CAEEPB -  NÚCLEOS:

  •   ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – AEE – (alunos inclusos nas escolas comuns).  

       Tem a finalidade de elaborar, executar e avaliar o plano de desenvolvimento individual do aluno para o atendimento educacional especializado, contemplando a identificação das habilidades e necessidades educacionais específicas dos alunos; estabelecendo a definição e a organização das estratégias, serviços e recursos pedagógicos e de acessibilidade, o tipo de atendimento conforme as necessidades educacionais específicas dos alunos.

      Objetiva estabelecer articulação com os professores da sala de aula comum, visando à disponibilização dos    serviços e recursos e o desenvolvimento de atividades para a participação e a aprendizagem dos alunos nas atividades escolares.
Integra os seguintes serviços:


  •    Apoio Pedagógico;
  •    Esportes, Recreação e Lazer;
  •    Tecnologia, Informação e Comunicação;
  •    Artes (música, artesanato e artes plásticas);
  •    Educação Ambiental;
  •    Estimulação das Habilidades Socioafetivas.
  •    Atendimento  e Apoio à Família.




  •  FORMAÇÃO CONTINUADA   

     Tem a finalidade de proporcionar e desenvolver formação continuada aos professores e funcionários da instituição e da escola comum oferecendo apoio e suportes metodológicos, materiais pedagógicos adequados  para atender às necessidades individuais de alunos com transtorno global do desenvolvimento.


  •  ARTICULAÇÃO 


     Tem a finalidade de acompanhar e instrumentalizar os profissionais que atuam nas salas de recursos multifuncionais com base na Resolução nº 04, de 02 de outubro de 2009, que define os princípios norteadores das salas de recursos multifuncionais - SRM, cujo público alvo são os alunos do atendimento educacional especializado- AEE.


  •  ELABORAÇÃO, ADAPTAÇÃO DE MATERIAIS 


     Tem a finalidade de produzir materiais (Tecnologia Assistiva) - recursos, sugerir metodologias, elaborar estratégias, práticas e serviços que promovam a participação ativa do aluno no processo ensino aprendizagem.


  •  PESQUISA 

    Tem por finalidade pesquisar e sistematizar  novos conhecimentos para subsidiar as práticas pedagógicas e intermediar parcerias com instituições acadêmicas.

  •  CONVIVÊNCIA 


 Tem por finalidade oferecer serviços e atendimentos especializados aos alunos que ainda não estão matriculados na escola, promovendo a inclusão desse aluno ao meio educacional e social. Integra os seguintes serviços: 


  •    Apoio Pedagógico;
  •    Esportes, Recreação e Lazer
  •    Tecnologia, Informação e Comunicação;
  •   Artes (música, artesanato e artes plásticas);
  •    Educação Ambiental;
  •    Estimulação das Habilidades Socioafetivas.
  •    Serviço de Atendimento à Família.



DETALHANDO O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - AEE


   O AEE destina-se a alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Deve ser oferecido, preferencialmente, na mesma escola em que o aluno frequenta no ensino regular e/ou centros de atendimento educacionais especializados, em turno oposto, para não dificultar ou impossibilitar a frequência desse aluno à sala de aula comum. 

     A função do AEE é identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas. 

   As atividades desenvolvidas no atendimento educacional especializado diferenciam-se daquelas realizadas na sala de aula comum, não sendo substitutivas à escolarização. Esse atendimento complementa e/ou suplementa a formação dos alunos com vistas à autonomia e independência na escola e fora dela (Secretaria de Educação Especial/MEC, 2008, p.15).  

    O professor do AEE elabora plano de atuação propondo serviços e recursos de acessibilidade ao conhecimento.

     Tem com atribuições produzir material: transcreve, adapta, confecciona, amplia, grava, de acordo com as necessidades dos alunos.

     Adquire e identifica materiais, como: software, recursos e equipamentos tecnológicos, mobiliário, recursos ópticos, dicionários e outros; acompanha o uso dos materiais na sala de aula do ensino regular frequentada pelo aluno, verifica a funcionalidade e a aplicabilidade, os efeitos, possibilidades, limites, distorções do uso na sala de aula, na escola e na casa do aluno.

   Orienta professores do ensino regular e famílias dos alunos a utilizar materiais e recursos, promove formação continuada para os professores do AEE, para os professores do ensino comum e para a comunidade escolar em geral.




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