O CENTRO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PESTALOZZI DA BAHIA está situado na Avenida Ademar de Barros, s/nº. Ondina - Cep.40.170-110, na cidade de Salvador-BA. Esta instituição era denominada INSTITUTO PESTALOZZI DA BAHIA, escola de educação especial, criada em 27 de maio de 1954, através do Decreto nº 15.660.
Foi alterada para modalidade de Escola Especial para Centro de Atendimento Educacional Especializado em 22 de maio de 2009, com a Portaria Estadual nº 10.022/09, publicada no Diário Oficial do Estado, denominando-se como CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PESTALOZZI DA BAHIA e, posteriormente, retificado para CENTRO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PESTALOZZI DA BAHIA (CAEEPB), através do Diário Oficial de 21 de abril de 2010.
O CAEE PESTALOZZI DA BAHIA integra a Rede Pública de Educação Básica do Estado da Bahia e destina-se a prestar atendimento educacional especializado aos alunos com transtornos globais do desenvolvimento – TGD, com idade a partir dos 02 anos de idade. Funciona nos turnos: matutino e vespertino, com proposta de oferecer um conjunto de serviços e recursos especializados, para complementar o processo educacional dos alunos com necessidades educacionais especiais de forma não substitutiva,mas articulada e intercessiva com os diferentes níveis, etapas e modalidades de educação.
A missão do Centro Educacional Especializado é de promover a inclusão sócio-educacional dos alunos, buscando a garantia do direito de acesso e permanência dos alunos na escola comum, mediando às ações educacionais e sociais, de forma que respeitem os limites e possibilidades individuais e coletivas, traduzidas na valorização da pessoa humana e exercício da cidadania.
O Centro Educacional Especializado tem como finalidade:
- Prestar atendimento educacional especializado aos alunos com transtornos globais do desenvolvimento - TGD;
- Formação continuada para os professores do CAEEPB, professores da rede estadual, municipal (preferencialmente) e privada;
- Acompanhar e instrumentalizar os profissionais que atuam nas salas de recursos multifuncionais;
- Conhecer e difundir as pesquisas acadêmicas na área de TGD ;
- Produção e adaptação de materiais – produção de recursos, metodologias, estratégias que contribuam nas práticas metodológicas educacionais dos alunos com transtornos globais do desenvolvimento - TGD.